Sempre que vai chegando a Páscoa, muitas pessoas ficam ansiosas à espera do seu ovo de chocolate e se esquecem do sentido dessa comemoração.
Sinto muito mamães e papais, mas os coelhos não colocam ovos (muito menos de chocolate!) e não, eles também não tem nada a ver com a verdadeira Páscoa.
Mas então o que é a Páscoa?
Gostei muito da explicação que encontrei no site http://www.genizahvirtual.com/ . Simples e objetiva. Difícil não compreendê-la... Dá uma olhada! ; )
A palavra Páscoa advém exatamente do termo Pessach, em hebraico, da festa judaica. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques. O sentido de “passagem” vem do julgamento de Deus sobre Faraó e os egípcios, que oprimiam e escravizavam o povo judeu, até que Deus anuncia a Moisés que libertará o seu povo da escravidão.
Segundo a Bíblia (Livro do Êxodo), Deus mandou 10 pragas sobre o Egito. Na última delas (Êxodo capítulo 12), disse o Senhor a Moisés que todos os primogênitos egípcios seriam exterminados (com a passagem do anjo da morte por sobre suas casas), mas os primogênitos de Israel seriam poupados. Para isso, o povo de Israel deveria sacrificar um cordeiro, passar o sangue do cordeiro imolado sobre as portas de suas casas, e o anjo passaria por elas sem ferir seus primogênitos. Todos os demais primogênitos do Egito foram mortos, do filho do Faraó aos filhos dos prisioneiros. Isso causou intenso clamor e tristeza entre o povo egípcio, que culminou com a decisão do Faraó de libertar o povo de Israel, dando início ao Êxodo de Israel para a Terra Prometida.
A Bíblia judaica e cristã institui a celebração do Pessach em Êxodo 12.14: "Conservareis a memória daquele dia, celebrando-o como uma festa em honra ao Senhor: Fareis isto de geração em geração, pois é uma instituição perpétua.
E a Ressurreição?
A Páscoa cristã celebra a morte sacrificial e a ressurreição de Jesus Cristo. Nos Evangelhos, Jesus é anunciado como o "cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo", deste modo, toda a simbologia da Páscoa judaica aponta para Jesus que, através de sua morte e seu sangue, liberta o homem do poder da morte e do pecado.
A última ceia partilhada por Jesus Cristo e seus discípulos é narrada nos Evangelhos e é considerada, geralmente, um “sêder do pessach” – a refeição ritual que acompanha a festividade judaica – se nos ativermos à cronologia proposta pelos Evangelhos sinópticos. O Evangelho de João propõe uma cronologia mais acurada, ao situar a morte de Cristo por altura da hecatombe (do grego antigo ἑκατόμβη, composto de ἑκατόν "cem" e βοῦς "boi" - sacrifício coletivo de muitas vítimas) dos cordeiros do Pessach. Assim, a última ceia teria ocorrido um pouco antes desta mesma festividade.
Depois de morrer na cruz, o corpo de Jesus foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu por três dias, até sua ressurreição. É o dia santo mais importante para os cristãos.
Páscoa é pagã?
É comum, hoje, a prática de pintar ovos cozidos, decorando-os com desenhos e formas abstratas. Em grande parte dos países ainda é um costume comum, embora que em outros, os ovos tenham sido substituídos por ovos de chocolate. No entanto, o costume não é citado na Bíblia, nem na Páscoa judaica, nem na Páscoa cristã. Portanto, este costume é uma alusão a antigos rituais pagãos.
A Páscoa, em suas raízes mais antigas, é uma festa genuinamente bíblica, que aponta figuradamente para o sacrifício de Jesus por toda a humanidade. Esta é a oportunidade que, como cristãos, discípulos de Jesus, temos de anunciar não somente o sentido cultural da festa mas, principalmente, que ela tem a ver com o amor de Deus por toda humanidade. Isto inclui todos nós. Deus entregou seu único filho, como sacrifício pelos nossos pecados e Nele, somente Nele, temos Vida Eterna, ou seja, "passamos" da morte para a vida. O evangelho de João, no capítulo 3, resume esta mensagem da seguinte forma: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que entregou (à morte) o seu único Filho para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a Vida Eterna."
Pra finalizar, um vídeo liindooo do Marcos Meier. Vale à pena assistir!!!!
Espero ter ajudado. Que o chocolate não te distraia do verdadeiro significado da Páscoa.
Kandinsky e sua Composition VIII(1923). Cores, formas, texturas... Desde que eu cursei a disciplina de História da Arte na Faculdade de Moda, eu me encantei por arte. E quando eu falo arte, não estou só falando de pintura, mas de fotografia, esculturas, dança, música... Num dá pra separar a moda da arte, por exemplo. É o mesmo assunto, são personagens de um mesmo capítulo. Por isso eu quero passar um pouquinho do que aprendi e do que tenho visto de mais interessante de arte por aí, para você, amigo leitor. Mas lembre-se que também sou iniciante na área!rs.. E o primeiro post de arte será sobre Wassily Kandinsky - artista de origem russa, precursor do abstracionismo no mundo no início do século XX, pintor que me deixou toda babona em pleno Guggenhein Museum, em Nova York. Aliás, acho que surgirá muitos posts sobre artistas que conheci melhor nessa viagem. “A arte abstrata ou abstracionismo é geralmente entendido como uma forma de arte (especialmente nas arte
Saiba como atitudes simples podem ajudar você a ser um gestor mais ousado e criativo Quem está começando o próprio negócio sabe que, mais do que bons conhecimentos, é preciso ter uma atitude empreendedora, um comportamento que não se aprende na escola ou em livros. Proatividade, comunicação, receptividade a riscos, autonomia, visão de futuro, criatividade: são várias as competências empreendedoras necessárias para conduzir uma empresa ao sucesso. Nesse início de ano, eu sugiro algumas ações simples - que não têm nada a ver com negócios e podem ser executadas por qualquer pessoa - para desenvolver algumas dessas competências. 1. Quebre a rotina - A repetição condiciona o cérebro e paralisa a capacidade de perceber oportunidades e aceitar mudanças. A mente precisa estar sempre em atividade, nunca acomodada. Vá almoçar em um restaurante diferente, descubra um novo trajeto da casa ao trabalho, assista programas diferentes na televisão, descubra novas lojas para comprar suas roupas
Comentários
Postar um comentário