Kandinsky e o abstracionismo.



Kandinsky e sua Composition VIII(1923).
 Cores, formas, texturas... Desde que eu cursei a disciplina de História da Arte na Faculdade de Moda, eu me encantei por arte. E quando eu falo arte, não estou só falando de pintura, mas de fotografia, esculturas, dança, música... Num dá pra separar a moda da arte, por exemplo. É o mesmo assunto, são personagens de um mesmo capítulo. Por isso eu quero passar um pouquinho do que aprendi e do que tenho visto de mais interessante de arte por aí, para você, amigo leitor. Mas lembre-se que também sou iniciante na área!rs..

E o primeiro post de arte será sobre Wassily Kandinsky - artista de origem russa, precursor do abstracionismo no mundo no início do século XX, pintor que me deixou toda babona em pleno Guggenhein Museum, em Nova York. Aliás, acho que surgirá muitos posts sobre artistas que conheci melhor nessa viagem.



“A arte abstrata ou abstracionismo é geralmente entendido como uma forma de arte (especialmente nas artes visuais) que não representa objetos próprios da nossa realidade concreta exterior. Ao invés disso, usa as relações formais entre cores, linhas e superfícies para compor a realidade da obra, de uma maneira "não representacional". (Wikipedia)

***Composições, Improvisações e Impressões – Série de quadros nos quais Kandinsky parte de formas difusas até chegar à abstração pura.




"A renúncia à figuração é um meio necessário para chegar a uma pintura pura".
(Wassily Kandinsky)


                           



**No Quadrado Negro (1923) – Trabalho representativo da fase em que, na década de 1920, Kandinsky passa a utilizar elementos geométricos.




*Élan Tempéré (1944) – O último quadro pintado por Kandinsky, pouco antes de falecer.



                                         “A cor é um meio para se exercer influência
                                           direta sobre a alma. A cor é a tecla, o olho
                                           é o martelo. A alma é o plano de inúmeras
                                             cordas. Quanto ao artista, é a mão que,
                                                com a ajuda desta ou daquela tecla,
                                                  obtém da alma a vibração certa.”
                                                         
                                                            (KANDINSKY, 1910)

Para quem curtiu o post, o Centro Cultural Banco do Brasil trará em MAIO deste ano, parte da exposição vista no Guggenhein. VALE MUITO A PENA A VISITA!



E por falar nisso...

O Guggenheim Museum está localizado em um dos mais importantes e charmosos endereços de Nova York: na 5ª. Avenida esquina com a Rua 89, em frente ao Central Park. Seu acervo conta com importantes obras não só de Kardinsky, mas também de Picasso, Monet, Katherine S. Dreier e Van Gogh.


Por dentro é ainda mais lindo... = )



;***


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EU ME CHAMO ANTÔNIO.