Chanel: uma inspiração.

Em 19 de agosto de 1883 nascia a estilista francesa Gabrielle Bonheur Chanel, que ditaria conceitos de moda e comportamento do universo feminino. Se estivesse viva, estaria completando 130 anos. É sempre bom relembrar da história da mulher que tornou-se ícone da moda mundial, revolucionando regras e quebrando paradigmas.  

"Eu criei um estilo para um mundo inteiro.
Vê-se em todas as lojas "estilo Chanel".
Não há nada que se assemelhe. Sou escrava do meu estilo.
Um estilo não sai da moda; Chanel não sai da moda."

Coco Chanel

Personalidade forte né?! De fato, Chanel não sai de moda. Desde que comecei a estudar sobre os principais estilistas da história da moda e me deparei com as criações e com a ousadia da estilista francesa, me tornei uma fã assumida.

Longe do atual conceito de luxo e sofisticação que a grife passa, Chanel foi responsável por divulgar um estilo que privilegiava o conforto, a funcionalidade e a praticidade. Entre suas criações, está o vestido preto básico, os sapatos bicolores, os cordões de pérolas, a bolsa matelassada com alças e o famoso perfume Chanel nº 5.



Chanel nasceu em agosto de 1883, sonhava em ser cantora de cabaré, e conseguiu. Mas até chegar lá, ela costurava em uma loja de enxovais. O ano de 1909 marca o início da carreira como estilista, pois é quando ela se estabelece em Paris e começa a criação e venda de chapéus, sua primeira ocupação na moda. A partir daí não parou mais. Ousada, inventou as primeiras calças femininas. E através do seu perfeccionismo (ela não suportava o descuido com detalhes em suas roupas) e sua "mania" de trabalhar sem parar,  foi reconhecida e amada por uma legião de fashionistas. Sua roupas vestiram as grandes atrizes de  Hollywood e os seus tailleurs são referência até hoje.


Coco Chanel faleceu aos 87 anos, em seus aposentos no Hotel Ritz de Paris, numa noite de 1971. Naquele ano, ainda trabalhava ativamente, desenhando uma nova coleção.


Dica: Para saber mais sobre Coco Chanel, vale à pena assistir ao filme "Coco antes de Chanel".


  


" Para ser insubstituível na vida, você precisa ser única."
 Coco Chanel




;***


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Kandinsky e o abstracionismo.

EU ME CHAMO ANTÔNIO.